Difícil não pensar em áreas verdes quando falamos de qualidade de vida e sustentabilidade nas cidades. As plantas têm um papel fundamental no construção de ambientes sustentáveis e saudáveis nos centros urbanos. Neste artigo vamos compartilhar um case de sucesso com a participação da Rain Bird – líder em soluções para irrigação – na cidade do Rio de Janeiro.

Imagine uma rua com dois cenários diferentes. O primeiro é um quarteirão com poucas árvores e as que estão lá, além da aparência mirrada, não são suficientes para criar áreas de sombra. Duas quadras a frente você encontra outra visão, um quarteirão com uma alameda de árvores com copas robustas que além de bonitas, criam uma sombra que vai fazer toda a diferença. Só de olhar a imagem abaixo você vai entender o que estamos falando:

Ambientes sustentáveis e verdes

Cidades sustentáveis

Um ponto importante: as duas fotos foram tiradas no mesmo horário. Observe bem os números, a temperatura do asfalto na área arborizada caiu de 66ºC para 33,1ºC, isso é menos da metade em relação ao quarteirão “desprotegido” pelas árvores. É uma diferença muito grande, principalmente para as condições climáticas atuais.

Os ganhos

O impacto na temperatura é um ganho absurdo, mas não é o único nem o mais importante. Vale ressaltar também:

  • Redução do gasto energético: a temperatura mais baixa na rua demanda menos esforço para refrigerar os ambientes próximos (residências e comércio).
  • Permeabilidade e captação de água: a água da chuva é amparada pelas árvores, reduzindo o impacto no solo e alimentando um ponto de captação para reutização.
  • A sensação de bem estar que é percebida pelas pessoas que circulam ou vivem e trabalham na área.

A soma de todos estes fatores impactam diretamente na construção de ambientes sustentáveis e na qualidade de vida das pessoas nas cidades.

Como alcançaram este resultado

O resultado vem da combinação de planejamento e tecnologia. O planejamento envolve inúmeros fatores, como o estudo das condições climáticas locais e as espécies adequadas para aquele ambiente, a necessidade hídrica de cada uma, a melhor forma de aproveitamento da água, as possíveis fontes de água para manter o sistema funcionando, e por aí vai. Afinal, quando pensamos em árvores nas cidades, precisamos sim pensar na irrigação desta plantas, já que em meio ao asfalto elas vão encontrar condições muito diferentes da natureza.

Exatamente para atender todos estes critérios que foi planejado um sistema de irrigação inteligente. Embaixo destas lindas árvores do quarteirão verde existe um sistema com a tecnologia adequada para a circulação da água de forma sustentável e a irrigação das plantas.

Foram utilizados:

  • Aeradores de raiz com o objetivo de gerar a irrigação mais próxima do sistema radicular e também para criar a oxigenação necessárias as plantas que a raíz não venha buscar na superfície o completo de oxigênio que ela precisa.
  • Tubos gotejadores enterrados – Que além de permitir uma maior eficiência na aplicação da irrigação, possui um escudo de cobre o qual cria naturalmente um repelente para as raízes, evitando entupimento. E por fim e, por ser uma área pública evita potenciais vandalismos.
  • Sensores de vazão – O qual gerencia o sistema hídrico avisando sobre excessos de vazão na irrigação (por motivos de quebra ou rompimento de tubulação), ou falta de vazão (por falta de água ou mesmo por falta de abastecimento do reservatório).
  • Controladores de automação – Que possui aplicativo de acesso via smartphone o qual gerencia o acesso por parte da comunidade usuária, além de ter interações com os dados meteorológicos, inibindo assim o funcionamento do sistema em casos de chuva e até mesmo ajustando para mais ou para menos a necessidade de irrigação de acordo com a estação climática do ano.

Se você se interessou no tema “uso inteligente da água” te convidamos a ler outros materiais que temos em nosso blog sobre este assunto:

Uso inteligente da água no jardim

Check-list para um projeto de irrigação de jardim

Por que investir em irrigação automatizada no jardim

Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário!