A profissão Paisagista tem despertado o interesse de muitas pessoas que buscam um trabalho que permita conectar propósito de vida e carreira profissional. Dá para entender porque o paisagismo vem chamando a atenção de um número de pessoas cada vez maior. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em um mercado que está em crescimento, que te conecta com a natureza e ainda te dá oportunidade de ajudar as pessoas com o seu trabalho?

Apesar de atraente, é importante destacar que planejar sua carreira como paisagista pode ser mais complexo que você imagina. Não queremos te assustar, pelo contrário, nossa intenção é mostrar caminhos e te ajudar a organizar o seu desenvolvimento profissional.

Profissão Paisagista

O paisagismo está relacionado com diferentes áreas. Em uma Live no canal do Instagram do Papo, o professor e paisagista Gustaaf Winters mencionou que para se formar um profissional completo é preciso permear por 16 ciências, entre elas: Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Ecologia, Geografia, Direito, Geologia, Matemática.

Some a esta lista algumas subcategorias como irrigação, iluminação, ferramentas de desenho arquitetônico. A lista é grande e como a oferta de curso específico de graduação em paisagismo é rara, existem diferentes alternativas para você buscar sua formação:

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos tem duração curto, podendo durar até dois anos. Este tipo de curso é uma alternativa para quem busca uma capacitação multidisciplinar mais rápida e deseja trabalhar como técnico em paisagismo.  Alguns locais que oferecem este tipo de curso:

Graduação

Enquanto as graduações em paisagismo não se popularizam pelo Brasil, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Biologia, são possíveis porta de entrada para o universo do paisagismo. Como a grade de cada escola pode variar, é importante que você procure entender os pontos de contato de cada curso com o trabalho de um paisagista para fazer sua escolha.

Mas se você é do Rio de Janeiro, pode pesquisar também o curso Composição Paisagística da UFRJ.

Pós Graduação

Os cursos de Pós Graduação são muito procurados tanto por profissionais que passaram pelas graduações citadas acima, como por formados em outras áreas. Alguns exemplos do que tem disponível hoje no mercado:

Paisagismo Ecológico: Planejamento e Projeto da Paisagem na PUC Rio de Janeiro

Curso de Especialização de Paisagismo na Escola de Paisagismo de Brasília

Paisagismo e Revitalização Ambiental no INAP de Belo Horizonte

Regulamentação da profissão

Já está em andamento um Projeto de Lei 2043/11, que objetiva a regulamentação da profissão de paisagista no Brasil. O projeto contempla:

  • Definição de quem é o paisagista.

“A profissão poderá ser praticada por pós-graduados em paisagismo ou arquitetura da paisagem, desde que possuam graduação em arquitetura, agronomia, engenharia florestal, biologia ou artes plásticas. Para egressos de outros cursos, formados até a data da aprovação da lei, será exigida a pós-graduação para o exercício da profissão.” Fonte: Portal Câmera Notícias 

  • Cria condições para a existência de cursos superiores específicos de paisagismo.  O que deve impulsionar uma nova oferta de cursos de graduação na área.
  • Sinaliza que futuros profissionais terão formação própria e adequada a esta área de conhecimento. Contribuindo para a organização do setor e a formas como os profissionais são percebidos pelo mercado.

Enquanto esta regulamentação tão esperada não sai, é importante que você tenha conhecimento desta informação para investir na sua carreira de maneira adequada.

Outras formas de investir no seu futuro profissional

O investimento na profissão através de cursos livres, eventos e networking é um caminho importante para qualquer profissão no mundo atual, e este é um dos propósitos do Papo de Paisagista. Acreditamos que podemos crescer juntos, não só como profissionais individuais, mas como uma comunidade que quer ver sua profissão casa vez mais valorizada.

Entenda como entregamos valor para nossa rede de paisagistas, vem com a gente.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

Deixe uma resposta