Localizada em um loteamento de alto padrão no interior de São Paulo, esta charmosa residência é usada nos finais de semana pela família que adora receber amigos.

No paisagismo evitou-se a utilização de vegetação tropical, visando manter harmonia com a arquitetura que remete à Toscana. Espécies de baixa manutenção permitem aos proprietários desfrutar do jardim sem preocupação.

Acompanhando esta atmosfera bucólica de vila italiana, o piso escolhido para os acessos de pedestres e veículos foi a folheta de granito com juntas em grama, resistente porém não “árido”, faz a transição entre o asfalto e o jardim. A entrada de visitantes é feita através de uma praça arborizada com Ipês brancos, trazendo aconchego em meio ao amplo terreno. Esta leva ao pátio de entrada, cercado de jardim e com uma fonte central em pedra. O barulhinho d’agua pode ser ouvido de diversos ambientes, convidando os habitantes da metrópole paulistana ao relaxamento merecido nesta casa de campo.

O desafio neste projeto foi dar privacidade para a área de lazer visualmente exposta à princípio, já que o terreno está elevado em relação ao nível da rua, sem tirar a vista do horizonte. Para isto uma massa verde composta de espécies vegetais de diferentes portes e estruturas combinadas, foi criada. Desta maneira, as várias formas e cores enriquecem o visual tanto de quem passa na rua, quanto dos moradores, permitindo que desfrutem do espaço e da vista maravilhosa que têm.

Espécies utilizadas: Ipê, Plátano, Fênix, Bismarckia, Camélia, Capins, Viburno, Clusia, Embaúba, Lavanda, entre outras.

Arquitetura: Antonio Scarpa

Paisagismo: Veridiana Castro

Crédito das fotografias: Luciano Avanço.

Compartilhe este projeto com seus amigos:

Profissional

Veridiana Castro


Região que atende:

Serviços que oferece: