Junta um bando de apaixonados por plantas e que fizeram dessa paixão sua profissão, com o planejamento e a organização das excelentes equipes do Papo de Paisagista e do Plantação Local, mais três dias de imersão no que há de melhor em termos de coleção e produção de plantas no Rio de Janeiro, e o resultado não poderia ter sido outro – um fim de semana incrível, mágico! 

Com tudo o que vimos e vivenciamos, a narração dessa imersão paisagística terá que ser feita em três partes: Papo de Paisagista no País das Maravilhas – Parte I: Sítio do Sr. Hermínio; Papo de Paisagista no País das Maravilhas – Parte II: Sítio de João Márcio Mello; Papo de Paisagista no País das Maravilhas – Parte III: Sítio Roberto Burle Marx.

Imersão em grupo

Como preâmbulo às visitas aos sítios, a Comunidade Papo de Paisagista se reuniu na Casa Roberto Marinho para ver a exposição “O Tempo Completa: Burle Marx, Clássicos e Inéditos”. Imperdível, mesmo que você não seja paisagista e nunca tenha ouvido falar de Burle Marx… Paisagista, pintor, desenhista, escultor, designer de jóias, explorador botânico, arquiteto e ativista ambiental, Burle Marx mostra sua genialidade e multiplicidade de talentos única nessa exposição com curadoria impecável.  

Esse encontro inicial teve um outro lado muito bom também: era a primeira vez que vários de nós nos víamos em pessoa, apesar do nosso longo contato virtual através do grupo de whatsapp do Papo de Paisagista. 

A Comunidade Papo de Paisagista foi criada em 2019 pela paisagista paulista Juliana Freitas, que a concebeu com o intuito de, através de uma rede colaborativa de paisagistas e fornecedores da área, contribuir para o crescimento do setor paisagístico. Nesses quase três anos de existência, conseguiu reunir centenas de paisagistas de várias regiões do país e a adesão dos melhores fornecedores da área.

Viveiros Plantação Local

Um desses fornecedores é o Grupo PlantAção Local, com sede no Rio de Janeiro, idealizado pela bióloga Claudia Leandro da Silva com o objetivo de promover o polo de produção de plantas ornamentais em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, e seu fortalecimento comercial. Entre os produtores representados pelo Plantação Local, formado por Claudia e sua filha, Bruna Leandro da Silva, há os que trabalharam muitos anos no Sítio Roberto Burle Marx com o mestre, outros que ganharam dele plantas para começarem seus cultivos, e outros ainda, originalmente produtores rurais, que, apesar de não terem tido nenhum contato com Burle Marx, passaram a cultivar plantas ornamentais como resultado das mudanças trazidas à região pela presença de Burle Marx ali – o qual adquiriu esse sítio com 400.000 m2 de terreno em 1949 para organizar sua extensa coleção de plantas. Na época, era conhecido como Sítio Santo Antonio da Bica.

​Pois foi a dois desses produtores representados pelo PlantAção Local que dedicamos o segundo dia. Iniciamos com um belo café da manha na sede do PlantAção Local, onde são reunidas as plantas encomendadas por paisagistas de diversas partes do país.

A picture containing outdoor, tree, ground, plant

Description automatically generated
Sede do PlantAção Local, em Guaratiba, RJ. Foto: Vitoria Davies
A picture containing outdoor, vegetable, plant, green

Description automatically generated
Plantas a serem entregues a cliente, na sede do PlantAção Local – Guaratiba, RJ. Foto: Vitoria Davies

Sítio do Sr. Hermínio

De lá fomos visitar o sítio do sr. Hermínio, colecionador e produtor de plantas há 47 anos e uma verdadeira enciclopédia botânica, além de pessoa adorável… No universo mágico do Sr. Hermínio, nós nos sentimos como “Alice no País das Maravilhas”… A quantidade e diversidade de plantas é tanta, algumas raras, que já lhe foi proposto transformar o sítio em um jardim botânico.

A picture containing outdoor, person, person, plant

Description automatically generated
Sr. Hermínio nos mostrando o prateado no verso da folha da Arenga undulatifolia. Foto: Flavia Nunes

Seguem algumas outras preciosidades que vimos no sítio do Sr. Hermínio: 

A group of green plants

Description automatically generated with low confidence
Zamia floridana. Foto: Vitoria Davies
A group of plants in a garden

Description automatically generated with low confidence
Zamia roezlii. Foto: Vitoria Davies
A close up of a plant

Description automatically generated with medium confidence
Close up da Zamia roezlii. Foto: Vitoria Davies
A picture containing outdoor, plant, ground, leaf

Description automatically generated
Zamia fischeri. Foto: Vitoria Davies

Uma das estrelas da coleção dele, a Palmeira-diamante (Johannesteijsmannia altifrons) tem folhas enormes e plissadas que podem chegar a 3 m, tronco subterrâneo e deve ser cultivada em ambientes úmidos e quentes (Rio de Janeiro, Nordeste e Norte do Brasil), na meia sombra ou sombra. Vai bem também em vasos e jardins internos amplos. 

As paisagistas Renata Guastelli e Vitoria Davies abraçadas pela Palmeira-diamante (Johannesteijsmannia altifrons). Foto: Andressa Cardoso

Abaixo, a Cyca deboensis fêmea, preciosidade-mor que deveria ser vulgarmente chamada de “Cyca-xale”, pelo volume, delicadeza e leveza das suas folhas e a vontade que dá de enrolá-la sobre os ombros…

A picture containing tree, outdoor, plant, palm

Description automatically generated
Cyca deboensis. Foto: Vitoria Davies
A close-up of a green plant

Description automatically generated with medium confidence
Close up da Cyca deboensis. Foto: Vitoria Davies

Vimos também duas novidades ótimas para pequenos espaços: a mini Clúsia (Clusia) e a mini Colônia (Alpinia speciosa):

A close-up of some plants

Description automatically generated with medium confidence
Mini Clúsia (Clusia). Foto: Vitoria Davies
A picture containing outdoor, grass, plant, tree

Description automatically generated
Mini Colônia (Alpina speciosa). Foto: Vitoria Davies

Outra belezura que abunda no sítio do Sr. Herminio é a Areca vestiaria Orange, nativa das florestas tropicais da Indonésia. De meia sombra ou sombra, pode chegar a 9 m de altura:

A picture containing tree, plant, outdoor, palm

Description automatically generated
Areca vestiaria Orange. Foto: Vitoria Davies

Aprendizado e networking

A group of people posing for a photo

Description automatically generated with medium confidence
Alegria geral na floresta de Arecas vestiarias Orange do Sr. Hermínio. Foto: Flavia Nunes

E, para terminar, eu não poderia deixar de incluir exemplos da criatividade paisagística do grupo:

A picture containing outdoor, ground, tree, person

Description automatically generated
Ricardo Oliveira em foto de Marcia
A person posing for a picture

Description automatically generated with low confidence
Juliana Freitas em foto de Ricardo Pessuto
A picture containing outdoor, ground, plant, tree

Description automatically generated
Andressa Cardoso em foto de Douglas Brandão

Depois dessa intensa vivência, num dia de muito sol e calor, merecíamos um belo almoço de confraternização. Seguimos rumo ao Restaurante Tropicana, em Barra de Guaratiba, onde nos foram oferecidas as opções bobó de camarão, muqueca de banana-da-terra, caldeirada, peixe frito, tudo delicioso, ao som de um violão ao vivo, para completar nosso relaxamento antes da segunda visita do dia – ao sítio do colecionador e produtor de plantas João Márcio Mello. Aguardem o próximo capítulo…

A group of people eating at a restaurant

Description automatically generated
Restaurante Tropicana, Barra de Guaratiba. Foto: Juliana Freitas


Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

Artigos Relacionados

0 comentários sobre “Papo de Paisagista no País das Maravilhas – Parte I: Sítio do Sr. Hermínio, por Vitoria Davies

  • Avatar
    Claudia Leandro da Silva disse:

    Que maravilha de relato! Parabéns e obrigada pelo carinho! Foram dias intensos! Os “meninos” não cabem em si…ficaram muito felizes com a visita de tod@s e a possibilidade de apresentar seus belíssimos trabalhos. A repercussão no bairro foi enorme, um grupo de paisagistas visitando nossa região…ainda vai dar muito que falar. Nós, a dupla do Plantação, compartilhamos a alegria de nossa comunidade receber a comunidade do Papo de Paisagista. Foi para nós um encerramento com chave de ouro, deste ano tão complexo de 2021. Juntar produtores e paisagistas é nossa meta e diretriz de nossas ações. Agradecemos Juliana e Chris por fazerem acontecer nosso encontro, Flavia Nunes, nossa querida mestre e articuladora, a vocês colegas queridos por terem vindo até aqui e compartilharem conosco conhecimento e muita energia boa, a equipe do SRBM que nos recebeu com excelência, a equipe Organne Rio pela recepção e carinho, a todos que trabalharam para nossa VT acontecer e principalmente nossos parceiros de trabalho, os produtores de Guaratiba, neste evento representados pelos queridos Hermínio e João Marcio, todos com foco na produção, sem medir esforços para juntos, promovermos a produção de plantas e fortalecer nosso segmento como um todo. Gratidâo!
    Claudia e Bruna

  • Avatar

    Meninas e meninos! Ainda estou viajando em tudo que vimos! Cada vez que vejo as fotos volto para aqueles jardins e viveiros! Foi incrível e vocês organizaram tudo com muito amor Juliana, Chris, Claudia, Bruna e Flávia!! Parabéns ao Papo de Paisagista e a Plantação Local! Vocês foram demais!!!!

  • Avatar
    Ricardo Pessuto disse:

    Foi mágico o encontro, ansioso pelo próximo é próximo é próximo. Juliana E Chris obrigado por serem as capitãs do time de um esporte coletivo. Amém

  • Avatar
    Andressa Cardoso Bombini disse:

    Literalmente das experiências mais ricas que já tive na vida.Vitória obrigada por expressar tão bem a beleza e potência desses dias.Papo de Paisagista obrigada por proporcionar essa troca de saberes.

  • Avatar
    Eloisa Padilha Valverde disse:

    Parabéns pelo texto Vitória!
    É delicioso reativar o “feitiço” que foram estes dias.
    Ju, Chris e Flavinha, obrigada mais uma vez por organizar esta vivência maravilhosa.
    Bjs

  • Avatar
    Luciana Bacheschi disse:

    Esse Papo é um arraso!!!! Claudia, que delicia de encontro, estou doida para te visitar. Grupo maravilhoso, plantas lindas e conduzidos pela magia das palavras da Vitória. Incrível! No próximo estarei com vocês!

  • Avatar
    Márcia da silva disse:

    Momentos MÁGICOS… VIVÊNCIA…IMERSAO… agradecida a todos por esta experiência… texto que retratou este encontros de amantes da NATUREZA!

Deixe aqui seu comentário!