Junta um bando de apaixonados por plantas e que fizeram dessa paixão sua profissão, com o planejamento e a organização das excelentes equipes do Papo de Paisagista e do Plantação Local, mais três dias de imersão no que há de melhor em termos de coleção e produção de plantas no Rio de Janeiro, e o resultado não poderia ter sido outro – um fim de semana incrível, mágico!
Com tudo o que vimos e vivenciamos, a narração dessa imersão paisagística terá que ser feita em três partes: Papo de Paisagista no País das Maravilhas – Parte I: Sítio do Sr. Hermínio; Papo de Paisagista no País das Maravilhas – Parte II: Sítio de João Márcio Mello; Papo de Paisagista no País das Maravilhas – Parte III: Sítio Roberto Burle Marx.
Imersão em grupo
Como preâmbulo às visitas aos sítios, a Comunidade Papo de Paisagista se reuniu na Casa Roberto Marinho para ver a exposição “O Tempo Completa: Burle Marx, Clássicos e Inéditos”. Imperdível, mesmo que você não seja paisagista e nunca tenha ouvido falar de Burle Marx… Paisagista, pintor, desenhista, escultor, designer de jóias, explorador botânico, arquiteto e ativista ambiental, Burle Marx mostra sua genialidade e multiplicidade de talentos única nessa exposição com curadoria impecável.
Esse encontro inicial teve um outro lado muito bom também: era a primeira vez que vários de nós nos víamos em pessoa, apesar do nosso longo contato virtual através do grupo de whatsapp do Papo de Paisagista.





A Comunidade Papo de Paisagista foi criada em 2019 pela paisagista paulista Juliana Freitas, que a concebeu com o intuito de, através de uma rede colaborativa de paisagistas e fornecedores da área, contribuir para o crescimento do setor paisagístico. Nesses quase três anos de existência, conseguiu reunir centenas de paisagistas de várias regiões do país e a adesão dos melhores fornecedores da área.
Viveiros Plantação Local
Um desses fornecedores é o Grupo PlantAção Local, com sede no Rio de Janeiro, idealizado pela bióloga Claudia Leandro da Silva com o objetivo de promover o polo de produção de plantas ornamentais em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, e seu fortalecimento comercial. Entre os produtores representados pelo Plantação Local, formado por Claudia e sua filha, Bruna Leandro da Silva, há os que trabalharam muitos anos no Sítio Roberto Burle Marx com o mestre, outros que ganharam dele plantas para começarem seus cultivos, e outros ainda, originalmente produtores rurais, que, apesar de não terem tido nenhum contato com Burle Marx, passaram a cultivar plantas ornamentais como resultado das mudanças trazidas à região pela presença de Burle Marx ali – o qual adquiriu esse sítio com 400.000 m2 de terreno em 1949 para organizar sua extensa coleção de plantas. Na época, era conhecido como Sítio Santo Antonio da Bica.
Pois foi a dois desses produtores representados pelo PlantAção Local que dedicamos o segundo dia. Iniciamos com um belo café da manha na sede do PlantAção Local, onde são reunidas as plantas encomendadas por paisagistas de diversas partes do país.
Sítio do Sr. Hermínio
De lá fomos visitar o sítio do sr. Hermínio, colecionador e produtor de plantas há 47 anos e uma verdadeira enciclopédia botânica, além de pessoa adorável… No universo mágico do Sr. Hermínio, nós nos sentimos como “Alice no País das Maravilhas”… A quantidade e diversidade de plantas é tanta, algumas raras, que já lhe foi proposto transformar o sítio em um jardim botânico.
Seguem algumas outras preciosidades que vimos no sítio do Sr. Hermínio:
Uma das estrelas da coleção dele, a Palmeira-diamante (Johannesteijsmannia altifrons) tem folhas enormes e plissadas que podem chegar a 3 m, tronco subterrâneo e deve ser cultivada em ambientes úmidos e quentes (Rio de Janeiro, Nordeste e Norte do Brasil), na meia sombra ou sombra. Vai bem também em vasos e jardins internos amplos.

Abaixo, a Cyca deboensis fêmea, preciosidade-mor que deveria ser vulgarmente chamada de “Cyca-xale”, pelo volume, delicadeza e leveza das suas folhas e a vontade que dá de enrolá-la sobre os ombros…
Vimos também duas novidades ótimas para pequenos espaços: a mini Clúsia (Clusia) e a mini Colônia (Alpinia speciosa):
Outra belezura que abunda no sítio do Sr. Herminio é a Areca vestiaria Orange, nativa das florestas tropicais da Indonésia. De meia sombra ou sombra, pode chegar a 9 m de altura:
Aprendizado e networking
E, para terminar, eu não poderia deixar de incluir exemplos da criatividade paisagística do grupo:
Depois dessa intensa vivência, num dia de muito sol e calor, merecíamos um belo almoço de confraternização. Seguimos rumo ao Restaurante Tropicana, em Barra de Guaratiba, onde nos foram oferecidas as opções bobó de camarão, muqueca de banana-da-terra, caldeirada, peixe frito, tudo delicioso, ao som de um violão ao vivo, para completar nosso relaxamento antes da segunda visita do dia – ao sítio do colecionador e produtor de plantas João Márcio Mello. Aguardem o próximo capítulo…

Flávia D’Urso – Paisagista
Flávia D’Urso é arquiteta com especialização em Meio Ambiente e tem 20 anos de experiência transformando ambientes utilizando ao máximo os recursos da natureza.
Membro da equipe de cursos do Centro Paisagístico Gustaaf Winters, de Holambra (SP), Flávia D’Urso é referência em design biofílico, participando dos maiores eventos do assunto ao redor do país.
Claudia Leandro da Silva disse:
Que maravilha de relato! Parabéns e obrigada pelo carinho! Foram dias intensos! Os “meninos” não cabem em si…ficaram muito felizes com a visita de tod@s e a possibilidade de apresentar seus belíssimos trabalhos. A repercussão no bairro foi enorme, um grupo de paisagistas visitando nossa região…ainda vai dar muito que falar. Nós, a dupla do Plantação, compartilhamos a alegria de nossa comunidade receber a comunidade do Papo de Paisagista. Foi para nós um encerramento com chave de ouro, deste ano tão complexo de 2021. Juntar produtores e paisagistas é nossa meta e diretriz de nossas ações. Agradecemos Juliana e Chris por fazerem acontecer nosso encontro, Flavia Nunes, nossa querida mestre e articuladora, a vocês colegas queridos por terem vindo até aqui e compartilharem conosco conhecimento e muita energia boa, a equipe do SRBM que nos recebeu com excelência, a equipe Organne Rio pela recepção e carinho, a todos que trabalharam para nossa VT acontecer e principalmente nossos parceiros de trabalho, os produtores de Guaratiba, neste evento representados pelos queridos Hermínio e João Marcio, todos com foco na produção, sem medir esforços para juntos, promovermos a produção de plantas e fortalecer nosso segmento como um todo. Gratidâo!
Claudia e Bruna
Katia Crespo disse:
Meninas e meninos! Ainda estou viajando em tudo que vimos! Cada vez que vejo as fotos volto para aqueles jardins e viveiros! Foi incrível e vocês organizaram tudo com muito amor Juliana, Chris, Claudia, Bruna e Flávia!! Parabéns ao Papo de Paisagista e a Plantação Local! Vocês foram demais!!!!
Juliana Freitas disse:
Sem palavras para agradecer tudo que vivemos, só gratidão à tudo e todos mesmo !!! Juntos somos melhores 🤩
Júlia Maria disse:
Tudo muito Lindo! Natureza sendo cuidada e reverenciada por quem tem respeito 🙏
Ricardo Pessuto disse:
Foi mágico o encontro, ansioso pelo próximo é próximo é próximo. Juliana E Chris obrigado por serem as capitãs do time de um esporte coletivo. Amém
Andressa Cardoso Bombini disse:
Literalmente das experiências mais ricas que já tive na vida.Vitória obrigada por expressar tão bem a beleza e potência desses dias.Papo de Paisagista obrigada por proporcionar essa troca de saberes.
Eloisa Padilha Valverde disse:
Parabéns pelo texto Vitória!
É delicioso reativar o “feitiço” que foram estes dias.
Ju, Chris e Flavinha, obrigada mais uma vez por organizar esta vivência maravilhosa.
Bjs
Luciana Bacheschi disse:
Esse Papo é um arraso!!!! Claudia, que delicia de encontro, estou doida para te visitar. Grupo maravilhoso, plantas lindas e conduzidos pela magia das palavras da Vitória. Incrível! No próximo estarei com vocês!
Márcia da silva disse:
Momentos MÁGICOS… VIVÊNCIA…IMERSAO… agradecida a todos por esta experiência… texto que retratou este encontros de amantes da NATUREZA!