O Shopping D&D, em São Paulo, referência quando o tema é design, está realizando a 4ª edição da Mostra Garden Design. Com o objetivo de apresentar novas maneiras de incluir o verde na vida das pessoas e fortalecer a conexão com a natureza, a mostra traz 18 ambientes diferentes, criados por paisagistas, floristas e decoradores.

Entre o time de profissionais que transformaram os corredores do shopping criando uma grande vitrine de boas inspirações e muito verde, estão nove paisagistas que fazem parte da comunidade do Papo de Paisagista. O clima de colaboração e amor à natureza dominou o backstage durante os preparativos da mostra e o resultado não poderia ser diferente: espaços que mostram o poder do paisagismo para criar ambientes mais humanizados e bonitos.

Confira como foi o trabalho de cada um!

Ricardo Pessuto com o projeto Rock Garden

Ricardo criou um ambiente único, mostrando que as pedras podem criar projetos com volume, profundidade e dimensão. Na Mostra, o profissional mostrou que é possível utilizar as pedras em grande escala, como encostas, ou de forma mais delicada, como um pequeno canto adornado com cascalho. Ricardo promove com o seu trabalho como uma paisagem pode ser bruta e dura como também bela, simples, palpável e arquitetável. Um jardim de pedras que é pura arte.

Katia Crespo com o projeto Meditação – Sentidos apurados para a sustentabilidade

Kátia Crespo | Ideias Verde Paisagismo | Projeto Meditação – sentidos apurados para sustentabilidade.

A pandemia nos fez perceber que o bem-estar, a saúde, a meditação e a sustentabilidade são essenciais. Em seu projeto, Kátia mostra como o paisagismo pode unir de forma harmônica todos esses pontos para uma vida mais equilibrada. Todas as espécies utilizadas foram resgatadas de jardins reformados durante a pandemia. Incrível!

Vivi Mendonça e o projeto Varanda Office Biofílica

Vivi Mendonça | Projeto Varanda Office Biofílica.

O espaço onde estudamos e trabalhamos impacta muito na nossa produtividade. Sabendo disso, Vivi trouxe a estratégia do design biofílico para o seu espaço. Nesta varanda office, podemos observar os seguintes padrões do design biofílico:

  • O natural: a madeira, as plantas.
  • Elementos da natureza: a água, o fogo, a terra da argila.
  • O rústico: as texturas do piso.
  • Animais: a referência ao pet, objetos decorativos.
  • O ciclo da natureza: a germinação e crescimento da horta.
  • O artesanal: a palha, a cerâmica.
  • A forma orgânica: os desenhos do tecido da parede, a forma da lareira.
  • O aroma: o perfume das flores, o difusor de óleos essenciais.

Cris Nardinelli com o projeto O Melhor Lugar do Mundo

Cris Nardinelli | O melhor lugar do Mundo.

Para você, qual o melhor lugar do mundo e o que faz dele tão especial? Para a Cris, o melhor lugar do mundo é em que você possa chegar e ter contato com a natureza, trazendo paz e aconchego. Com o conceito de transmitir sensações de alegria e descontração, a paisagista usou nesse projeto mobiliário de tonalidades mais sóbrias, plantas com cores, formas e texturas diferenciadas. Uma forma de mostrar que com a ajuda do profissional, qualquer cantinho pode se tornar algo muito especial.

Renata Guastelli com o projeto Spa Particular

Renata Guastelli | Spa Particular.

Imagina chegar em casa e ter um Spa Particular para relaxar o corpo e a mente? Renata mostra em seu projeto algumas técnicas e tendências que permitem criar esse ambiente especial. Além da bela vegetação, de plantas e flores, a água, essencial para o equilíbrio, é ressaltada no ambiente. Ela tem a função de aproximar os espaços à natureza e é um elemento de interação, utilizada como fonte e interagindo com pedras. Completam o ambiente um balanço, o convite ideal para a contemplação do verde, descanso da mente e reflexão.

Jacque Frois com o projeto Canto da Praia

Jacque Frois | Canto da Praia – O calor do sol, o som do mar, o aconchego das plantas.

O calor do sol, o som do mar, o aconchego das plantas fazem o convite ao relaxamento num momento de total conexão com a natureza. Uma proposta que pode ser levada para diferentes ambientes para criar a sensação de bem-estar ao ser abraçado pelo verde.

Kelly Hornos com o projeto Pátio da Bisa

Katia Hornos | Pátio da Bisa.

A paisagista Kelly Hornos estreou na Mostra D&D Garden Design, em parceira com a arquiteta Stefany Todaka, trazendo uma releitura dos pátios das casas de nossas bisavós. O espaço traz todo o aconchego e bem-estar desse ambiente tão especial com toques de modernidade.  A seleção minuciosa das plantas foi pura homenagem: “A oliveira, tão típica dos países mediterrâneos, homenageando nossas bisas europeias. O pequeno bonsai faz alusão à cultura japonesa. Já a zamioculca e o Ficus Lyrata nos lembram da resiliência das bisas africanas. Por fim, a brasileiríssima jabuticabeira, tão linda e tão doce, nos une nesse espaço transgeracional, de delícias e encantos, lugar de ensinamentos e culturas passadas de geração em geração.”

Andressa Cardoso com o projeto Onde estão nossas raízes?

Andressa Cardoso | Onde estão nossas raízes?

Andressa utilizou o seu espaço para questionar e propor um reencontro com as nossas raízes botânicas e culturais. Para isso, ela utilizou a flora nativa como inspiração e arte, materiais de artistas locais e de comunidades tradicionais. Assim, a profissional apresenta os seis biomas brasileiros, celebrando e valorizando o que nos faz únicos.

Fernanda Pereira com o projeto Varanda Escape Reality

Fernanda Pereira | Varanda Escape Reality.

Quem nunca quis escapar da correria da vida e relaxar em um ambiente que traga um respiro da rotina? Fernanda criou um ambiente que reforça o contraste da natureza com a selva de pedra das cidades, de forma moderna e também aconchegante. Com um clima de contemporaneidade e atual, usando cores neutras e mobiliário com design moderno, a varanda possibilita um momento de pausa e respiro com plantas abraçando o conceito de urban jungle.

Além dos nomes apresentados acima, também participaram da 4ª D&D Garden Design: Benisia Vieira, Cornelia Von Ammon Bauer, Clariça Lima, Galeria Botânica, Luciano Zanardo, Mauro Contesini, Paulo Sabiá, Roger Evangelista e Titina Leão. Ou seja, o que não falta é boas referências e ideias.

Sem contar com a lista de parceiros que apresentam desde mobiliário, até revestimentos e claro, plantas! O Papo é media partner do evento e se orgulha de divulgar esta iniciativa que reforça o potencial do paisagismo para criar ambientes mais humanizados e convidativos.

A mostra vai até 09 de outrubro. O Shopping D&D fica na Avenida das Nações Unidas, 12555, Cidade das Monções em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário!