Devido à pandemia do coronavírus, todos nós estamos reconsiderando a funcionalidade e a utilidade de nossos espaços de interiores em casa e no trabalho.

Fomos forçados a ficar em casa por mais tempo e por mais propósitos do que jamais imaginávamos. Precisamos reinventar nossas vidas e assim, instintivamente, protegermos nossa mente e nosso bem-estar emocional!

Embora exista uma grande número de pessoas se sentindo mais produtivas em home office, a maioria dos empresas quer que as pessoas voltem a trabalhar nos escritórios e se perguntam: como deve ser um ambiente de trabalho pós-pandêmico que acolha seus funcionários de volta ao escritório em segurança?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 19% dos fatores que afetam nossa saúde e bem-estar estão diretamente relacionados ao ambiente construído, tornando arquitetos, paisagistas e designers essenciais para proteger a saúde pública.

E aqui está uma oportunidade única para avançar o pensamento atual sobre o ambiente de trabalho ideal!

Crédito foto: Adam Grzesik, Nordea Greenest Offices – Gdynia

O CEO da Botanical Designs, Edward J. McDonnell, disse: “Para mim, é um conceito muito simples. Em nossa experiência, um espaço bem projetado com elementos naturais fornece aos funcionários um local de trabalho que é energético ao invés de sugador de energia.”

O novo local de trabalho deve promover a colaboração e comunicação em ambientes com foco na criatividade e inspiração de uma forma mais saudável. As empresas devem criar um lugar onde as pessoas queiram se reunir, trabalhar juntos e contribuir para um propósito maior. Embora o trabalho remoto tenha chegado para ficar, a maioria das empresas planeja a volta dos seus funcionários ao escritório. A previsão de extinção do espaço de trabalho tradicional foi exagerado e um modelo híbrido está surgindo, com espaços de trabalho otimizados para o trabalho em equipe colaborativo, tão difícil de replicar remotamente.

Crédito foto: Odos Architecture / Slack

Mesmo com uma vacina viável, a sociedade humana enfrenta a realidade de conviver com a Covid 19 e com a ameaça de outras doenças por vários anos. Viver com o coronavírus está acelerando a demanda por espaços saudáveis que agora são uma necessidade.

O acesso ao ar fresco, a luz natural, a natureza será o principal motivador à volta ao espaço físico de trabalho, sendo cada vez mais crucial para a saúde mental dos funcionários e bem estar em geral.

A presidente da Planterra, Shane Pliska, fala que “adicionar lindas plantas ou flores ao lado de cada estação de higienização das mãos é uma maneira barata de suavizar a experiência e fazer seu negócio ser mais acolhedor. Sabemos que as plantas funcionam no escritório e que elas também purificam o ar. Em minha experiência, a maioria superestima o custo para manter plantas bonitas em um escritório. Quando você olha para esses novos e lindos espaços de co-working, todos eles têm plantas. E de todos os recursos de design e móveis, as plantas são os menos caros elementos de design.”

Ambientes internos simulando exteriores darão aos funcionários a confiança de que seu bem-estar não está em risco, através do uso de luz natural, materiais naturais, texturas, vistas, acesso a espaços ao ar livre, como pátios ou terraços e a integração com plantas em vasos e paredes vivas.

A pandemia revelou o valor do trabalho físico. Seres humanos são criaturas sociais. Conexões online facilitam a realização das tarefas, mas não são uma solução. Enquanto os funcionários acreditam que são produtivos em um ambiente de trabalho remoto, eles precisam e valorizam a colaboração e os espaços de trabalho da comunidade para interagir com seus colegas e otimizar a produção.

Uma pesquisa de Sentimento no Local de Trabalho, 2020, realizada pelo CBRE Group, mostrou que 60% das pessoas querem voltar ao escritório para a comunidade e colaboração.

Trazer os funcionários de volta ao local de trabalho não é apenas uma função de saneamento e satisfação dos protocolos do governo. Esta é uma questão para o profissional de design resolver.

Crédito: Adam Grzesik, Nordea Greenest Offices – Gdynia

As empresas precisarão da orientação e inspiração destes profissionais usando o melhor design, enfatizando a comunidade, colaboração, escolha, conforto e bem-estar como um linha de vida profissional.

Elementos de design biofílico podem fornecer uma linguagem para discussão. É essencial para o design que os profissionais de design assumam a liderança e iniciem a conversa sobre a incorporação do design biofílico, como plantas e vegetação no processo, luz natural, materiais e texturas naturais, vistas para o exterior, presença da água, áreas de descanso e introspeção, entre outros.

O design do local de trabalho deve promover saúde física e mental. Isso não é mais um luxo.

Recursos paisagísticos, um caminho a seguir:

  • Use as plantas para criar barreiras de distanciamento social criando um ambiente amigável para o cliente e para o funcionário.
  • Direcione o tráfego de pedestres e crie áreas de separação com jardineiras e paredes verdes.
  • Adicione paredes de musgo e paredes vivas.
  • Faça um retrofit dos móveis existentes usando plantas como “amortecedores” espaciais para o distanciamento social.
  • Use plantas altas para marcar os espaços.
  • Posicione as plantas na recepção, causando uma primeira impressão amigável.
  • Coloque as plantas em banheiros e salas de descanso.
  • Use plantas portáteis e defina, de forma rápida e flexível, os espaços de trabalho

Os benefícios do design biofílico no ambiente construído fornece as ferramentas para empresas encorajarem seus funcionários a retornar ao ambiente de trabalho colaborativo.

“Nossas descobertas enfatizam o impacto dramático que mesmo mudanças simples para a incorporar a natureza ao local de trabalho podem ter sobre como os funcionários se sentem quando eles vêm para o trabalho, e quão felizes, criativos e produtivos eles se sentem quando estão trabalhando. Isso deve encorajar as organizações a considerar esses efeitos e tomar medidas para incorporar práticas de design biofílico no espaço de trabalho. ” – Human Spaces, 2015

Crédito foto: © iwan baan Second Home Lisbon

Fonte: The Nature of the Post-Pandemic Workplace By the Silverado Roundtable, publicado em greenplantsforgreenbuildings.com

Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

Deixe aqui seu comentário!