Costela de quem e deliciosa por que? por Juliana Freitas

Queridíssima dos paisagistas brasileiros, adorada por todos no Brasil e em muitos países do mundo, ela nunca saiu de moda e nem vai !!!
Estou falando da Costela de Adão que leva o nome cientifico de Monstera deliciosa.
Para matar a curiosidade, o nome Costela de Adão surgiu porque a folha parece mesmo uma costela, meio óbvio né?

Mas vocês sabem os porquês do nome científico?
Monstera é a palavra em latim para “monstruosa” devido ao formato e tamanho de suas folhas pouco comuns, é na verdade um Gênero que tem aproximadamente 60 Espécies mas, eu diria que a deliciosa é a mais famosinha !!!
Deliciosa porque ela oferece um fruto comestível, e por isso está na lista das PANC ́s (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que é considerado delicioso !!!
Com esse desenho de folha incrível elas destacam-se em qualquer lugar, seja um vasinho com uma única folha na água, seja em um jardim com um grande maciço de mudas.

Monstera deliciosa no Jardim. Fonte: Pinterest

Elas sobem, descem, se esparramam… aceitam poda tranquilamente, aceitam sol apesar de preferirem uma sombrinha fresca enfim, são seres sem “mimimi” e que não costumam exigir muito.
Assim vocês podem usar e abusar dessa planta, basta apenas o mínimo necessário como um substrato rico em matéria orgânica, regas frequentes que mantenham a umidade do solo e tutoramento, pois trata-se de uma trepadeira.
Um detalhe que vale comentar é que as folhas, na verdade toda a planta é tóxica e pode causar algumas lesões na pele.

Fruto da Monstera deliciosa. Fonte: Pinterest.

No entanto, o fruto é muito benéfico para a saúde, vejam o que diz a fonte O Herbalista:

Rica em vitamina C: A vitamina encontrada na fruta, é ótima no auxilio da cicatrização de ferimentos, ajuda a manter a saúde do coração, auxilia na prevenção de doenças degenerativas e tem papel fundamental na metabolização de outros nutrientes.

Protege da Anemia: Auxilia na absorção de ferro dos alimentos consumidos, o que é benéfico na contagem de glóbulos vermelhos e aumento da hemoglobina. Ao consumi-la você ajuda seu corpo a se proteger dos efeitos devastadores da Anemia.

Fonte de Proteínas: Como fonte de proteínas, a Costela de Adão, ajuda seu corpo no aumento da imunidade e também na circulação sanguínea, digestão e metabolismo.

Controle do peso: Com baixa quantidade de gorduras e uma adequada quantidade de carboidratos, o consumo da fruta pode auxiliar no controle e perda de peso.

Rica em Fósforo: O Fósforo é um nutriente essencial, necessário para o funcionamento celular, regulação do cálcio, para manter ossos e dentes fortes e para fazer ATP (adenosina trifosfato) uma molécula que fornece energia para as nossas células.

https://o-herbalistabr.blogspot.com/2017/04/costela-de-adao.html

Monstera deliciosa em vasos
Monstera deliciosa subindo pela parede – planta trepadeira

E tem outras variações interessantíssimas como a Mini Costela de adão que não cresce tanto e não tem a folha tão grande, bem apropriada para vasos pequenos e cantinhos especiais da casa, ou a de folha variegata que é  maravilhosa e bem menos comum.

Monstera deliciosa variegata

Mas na minha opinião, a deliciosa não deveria reinar sozinha porque outras também têm seu charme, como é o caso da Monstera obliqua e tantas outras variedades…

Monstera obliqua
Monstera obliqua

E como se não bastasse a utilização nos jardins que só aumenta com essa moda toda, está cada vez mais frequente nos depararmos com as folhas dessas plantas em estampas de roupas, acessórios e objetos de decoração.

Por enquanto eu continuo fascinada e viciada nessas belezas tropicais mas, espero que a gente não “enjoe” de ver tanta costela-de-adão em nossas vidas !!!
Até nosso próximo PAPO !!!

Deixe uma resposta