Quando você pensa em uma autoridade no paisagismo, que nome vem na sua mente? Talvez seja o mestre Burle Marx ou outro paisagista que admira muito. Provavelmente você pensará em pessoas reconhecidas, que parecem muito distante de nós, simples mortais. Sem negar a contribuição desses artistas, é possível aproximar o conceito de autoridade da perspectiva dos negócios na era da internet.

O mundo online deixou o conhecimento muito mais acessível e potencializou a comunicação, dando visibilidade a pessoas que usam as ferramentas disponíveis de forma estratégica para se posicionar como especialista em um determinado assunto.

O aumento das ferramentas de buscas, como Youtube e blogs, impactou diretamente no processo de tomada de decisão das pessoas antes da compra. Com fácil acesso a informações sobre o que precisam, os consumidores, sejam eles pessoas físicas ou empresas, ganharam autonomia para tomar decisões e definir o seu momento ideal de compra. Antes mesmo de fazer contato com possíveis fornecedores.

Isso significa que as pessoas estão consumindo mais informação sobre os temas de interesse. E o que não falta é conteúdo disponível, seja em comunidades, reviews de produtos e serviços, fóruns e etc. É aí que a estratégia de construir uma autoridade sobre um determinado assunto pode entrar a favor do seu negócio. Quando se posiciona como especialista você fortalece sua “marca”.

Quanto mais focado você for em um determinado assunto ou nicho, mais chance de conseguir aprofundar no conteúdo, podendo criar uma relação mais duradoura com o seu público. Ajudar as pessoas respondendo suas dúvidas, compartilhar conhecimentos consolidados (uma soma de tudo que aprende e testa), mostrar que se mantém atualizado e compartilhar suas fontes de conhecimento são formas de exercitar esse papel de autoridade.

Existe uma oportunidade aí para os paisagistas. É fácil encontrar no mundo online pessoas que falam para os amantes de plantas, mas poucos falam de forma aprofundada sobre o dia a dia de um paisagista profissional. Sobre como o profissional dessa área pode contribuir. Esse tipo de posicionamento, inclusive, pode ajudar a quebrar objeções fortes, como por exemplo, a famosa barreira em relação ao custo do projeto de paisagismo. A construção da autoridade pode ser uma forma de justificar ao público o seu valor.

O resultado pode vir em forma de clientes, vendas, parcerias estratégicas e visibilidade. Mas voltando ao início do texto e aos nomes dos profissionais que você reconhece como autoridade no paisagismo, a autoridade não se impõe e nem acontece do dia para a noite. Autoridade é aquilo que você constrói nos bastidores, com estudo, execução, e principalmente, resultado. Você conquista em consequência a dedicação e empenho. Paralelamente a essa construção, você mostra para o seu mercado o seu papel de especialista e como pode ajudá-lo.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

Deixe uma resposta