Há quem fale que não existe tendência no paisagismo, mas a verdade é que é impossível olhar para o paisagismo de forma isolada. Quando falamos de tendências, estamos falando de comportamento de pessoas, de movimentos econômicos e sociais, de novas descobertas e criações que influenciam um mercado.

A partir desta visão mais aberta de tudo o que estamos vivenciando, listamos algumas tendências que podem influenciar as demandas que vão surgir a partir de agora. O paisagismo vai muito além do “boom” do movimento urban jungle. Ele assume um papel cada vez mais importante na construção de espaços mais inteligentes no que diz respeito a relação do homem com o planeta.

Tendências no paisagismo

# 1 Área externa como uma extensão do interior

A integração entre a área externa, um jardim ou uma varanda, com o interior continuará sendo uma demanda nas reformas e construções em 2021. O que talvez seja mais forte a partir deste novo olhar para a casa, é a função das áreas externas. O que antes era pensado apenas para finais de semana, passa a ganhar utilidade para home office, ginástica em casa ou até mesmo para atividades cotidianas como uma refeição em família. Ou seja, ambientes multifuncionais, que podem demandar soluções mais criativas, inclusive para encontrar espaço para valorizar o verde dentro e fora.

# 2 Estudo e aplicação do design biofílico

Novas pesquisas e estudos sobre o design biofílico vem comprovando a importância do entendimento da relação do homem com a biofilia (amor à vida) para criação de espaços que tragam mais saúde e bem estar. O design biofílico vai muito além do uso de elementos naturais, portanto este é um tema que precisa ser cada vez mais estudado pelos profissionais – arquitetos, designers e paisagistas – que querem exercer este olhar completo em seus projetos.

  • Se este é um tema que te interessa, sugerimos a palestra Design Biofílico – Tendências e Aplicações que o Papo promoveu no ano passado em parceria com a paisagista Flávia D’Urso. Gravação disponível na nossa loja.

#3 Cultivar para consumir

Na mesma linha do cuidar da casa, o cuidado com o corpo e com a alimentação tem despertado mais interesse das pessoas pela possibilidade de cultivar alimentos em pequenos espaços. Vegetais, frutas e jardins de ervas continuarão a ter alta demanda. Com as lições aprendidas dos jardins improvisados da quarentena, este ano esses espaços serão mais bem pensados ​​e soluções mais profissionais devem ser demandadas. Canteiros elevados e ervas em vasos continuarão a tendência. Um ótimo desafio para paisagistas criarem soluções bonitas e funcionais.

# 4 Paisagismo em locais públicos, espaço comerciais e corporativos

Não são só as casas e apartamentos que se modificaram para acolher este novo olhar do ser humano para suas prioridades e seu estilo de vida. Praças, parques, shoppings e escritórios também serão reinventados para acolher as pessoas de forma mais humana. Movimentos como o varejo biofílico já são realidade e uma grande oportunidade de atuação dos paisagistas que se especializarem no estudo de soluções para este tipo de ambiente, oferecendo soluções efetivas para atender locais como estes de grande fluxo de pessoas, levando em consideração o uso adequado das espécies e características como manutenção e investimento.

# 5 Valorização das espécies nativas e do natural

O simples e o natural estão cada vez mais valorizados. Nesta perspectiva de menor intervenção humana e mais respeito a natureza, as plantas nativas chamam atenção dos profissionais da área e também de pessoas que buscam soluções mais sustentáveis. Elas têm um desempenho comprovado em sua área, resistiram ao teste do tempo, têm mais probabilidade de enfrentar pragas e se adaptar aos elementos da sua região com mais naturalidade. O uso de plantas nativas pode ser bom para o meio ambiente e para quem vai usufruir do jardim. Nessa linha, também aumentam os pedidos por plantas favoráveis ​​aos polinizadores e que despertem outros sentidos.

Rústico, minimalista, com ou sem tecnologia… poderíamos incluir tudo isso na nossa lista de tendências no paisagismo…. Mas independente do tamanho da lista, uma coisa é certa: paisagismo vem sendo cada vez mais valorizado. 2021 promete boas oportunidades!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

Um comentário sobre “5 tendências no paisagismo para 2021

  • Avatar

    Bom dia ! Fantástica entrevista com odilon apresentação dinâmica esclarecedora estimulante.
    Fiquei encantada com o trabalho do paisagista artista . Está de parabéns Chris !

Deixe aqui seu comentário!