Quer crescer o seu negócio? Entre na era da colaboração – por Chris Lara

A importância das parcerias para profissionais de paisagismo

A colaboração envolve as novas formas de criação de produtos e serviços por meio da participação cooperativa de empresas, consumidores e fornecedores. Nessa nova prática, todos esses atores estão interligados em uma rede de inovação.

Essa tendência, que vem quebrando paradigmas antigos de competitividade, vale também para profissionais autônomos. Não só vale como é uma ótima ferramenta para multiplicar o potencial de trabalho e ampliar a rede de relacionamento. O Papo de Paisagista é um exemplo prático de ambiente de conexão, onde profissionais da mesma área compartilham suas experiências, dificuldades e cases de sucesso.

Já parou para pensar como as marcas (empresas de mobiliários, peças, revestimentos, viveiros…) ou até mesmo outros profissionais podem te ajudar a valorizar o seu trabalho?

Faça uma lista de possíveis parceiros, tendo sempre em mente o perfil exato do seu cliente. Cuidado para não buscar associar a sua imagem a marcas que não se conectam com esse perfil. Uma das premissas da economia colaborativa é a conexão de propósito. Se vocês trabalham amparados nos mesmos valores, fica simples unir forças.

Uma boa rede de relacionamentos é um canal para você comunicar suas intenções e mostrar seu potencial. Você pode fazer isso por plataformas digitais ou pelo bom e velho aperto de mão em eventos, visitas a fornecedores ou reuniões pré-agendadas.

Ao aproximar-se das marcas você se conecta com as ideias e tendências mais importantes do setor e cria interesse e curiosidade em torno de seus projetos. Mas não é só de imagem que estamos falando. Vocês podem trabalhar juntos, construir soluções trocando conhecimento e experiência. Conte o que o seu cliente tem te pedido nos levantamentos de projeto. Mostre as dificuldades, seja para encontrar mudas pouco usadas ou para vencer um desafio técnico. Criem juntos. Colaboração é isso.

O poder inquestionável das redes sociais é a prova de que as experiências colaborativas estão transformando a forma como percebemos o mundo e como interagimos com ele. Mas atenção, antes de sair por aí buscando parcerias é importante pensar no que você tem a oferecer a essas pessoas. Desenhe uma rede de conexão e defina de forma clara o que você entregar e o que espera colher dessa parceria.

Construa sua estratégia de colaboração e seja bem-vindo a era do ganha-ganha. Uma era em que a sintonia cria relações verdadeiras e poderosas. O papel do paisagista é deixá-la mais verde e inspiradora.

One thought on “Quer crescer o seu negócio? Entre na era da colaboração – por Chris Lara

Deixe uma resposta