Vamos interagir? por João Jadão

E assim começo minha tarefa de escrever ao nosso Papo de Paisagista um Post com um assunto que represente efetivamente um aprendizado, troca de informações e experiências.

Me pego pensando em quem somos:  Paisagistas?  Jardinistas?  Como atuamos no mercado?  Área pública, privada, corporativa?  Qual a experiência ou desejo de saber de cada um de nós?

Vários assuntos me vem a mente, iniciando por projeto de paisagismo e quanto cobrar por ele, passando pela execução de jardins e seus percalços, e finalmente, chegando na manutenção de áreas verdes e seus desafios.  Como atuar em cada uma dessas etapas, como redigir uma proposta, um contrato e até um termo de entrega de obra. 

Enfim, temos muito assunto pela frente.   Mas nesse momento, quero a ajuda de cada um de vocês para conhecê-los melhor, saber de onde são e como atuam, e quais os assuntos de maior interesse.

Vamos interagir?  Comentem no Post! Sobre que assunto quer saber?

One thought on “Vamos interagir? por João Jadão

  1. Oi João, tudo bem? Adorei sua idéia de sugerirmos temas. Gostaria de propor que vc escreva sobre VALOR de projeto, como e quanto cobrar? O mercado valoriza a contratação do projeto de paisagismo antes da implantação? Espero que goste da minha sugestão. Obrigada !!!

  2. Boa noite João, tudo joia?
    São muitos assuntos interessantes! Acho que poderia iniciar pelas questões que envolvem o projeto de paisagismo ou então como atuamos no mercado (as possibilidades, as dificuldades, as nossas responsabilidades, entre outros).
    Grande abraço

  3. Oi João!
    Usando como gancho a ótima sugestão da Juliana Freitas – valor de projeto, como e quanto cobrar -, seria super útil se você pudesse se referir não só a projetos completos – seja ele macro ou micro paisagismo – mas também a projeto que involve apenas um plano de plantio (mas obviamente requerendo a produção de planta baixa etc.)

  4. Olá, João, Tudo bem? Me interessei pelo termo de entrega de obra. Nunca entreguei nenhum! Contrato também – tenho o meu, mas as experiências de cada colega sempre agregam na hora de lembrarmos de um ponto novo por situações que podemos enfrentar. Também já tive cliente se assustando ao receber um contrato, pois achava que “paisagismo era algo mais simples”.

  5. Como já mencionado, os valores de propostas. Tenho observado que não há um planejamento/investimento para a área do paisagismo. Percebo a dificuldade de observar a importância do projeto de paisagismo para a valorização das edificações, junto a construção e a arquitetura.

Deixe uma resposta